Luis Borges - Assessoria em Gestão



Depois do Carnaval

Luis Antônio Borges*
Janeiro/2005


No mundo da vida que também é o mundo dos negócios, ouço muita gente dizendo que vai tomar alguma decisão ou implementar algum projeto depois do Carnaval. Fico me perguntando por que será que depois do Carnaval? O que estaria por trás deste tempo lógico? Seria ele tão lógico assim? Seria isso já na quarta-feira ou seria na “quinta feira de cinzas?” Ah! Mas quem começa na quinta pode começar na próxima segunda, que também é depois do Carnaval.

Já ouvi também algumas pessoas dizendo que nesse ano o Carnaval será muito cedo ocasionando com isso uma Semana Santa também mais cedo e ainda no mês de março. Trabalhando por raciocínio lógico conclui que a Semana Santa está localizada depois do Carnaval e que também chegará rapidamente.

E como ficam as decisões que ainda não tomamos e ações que ainda não implementamos nesse janeio de 2005 na esperança de que tudo acontecerá depois do Carnaval ou quem sabe no máximo depois da Semana Santa? O tempo é que será o senhor da razão e das decisões?

Entre o dia de hoje e o final da Semana Santa se passarão mais de 70 dias e de forma rápida. Por que as decisões não podem ser tomadas mais rapidamente? Por que as pessoas têm medo de decidir? Por que adiar tanto o inadiável?

O verdadeiro problema dessas pessoas é a alta incapacidade de tomar decisões cujas causas poderemos discutir numa próxima reflexão. Mas essas atitudes que vão adiando as decisões e ações vão marcando indelevelmente a Cultura Brasileira da Gestão de Negócios sempre na contramão da dosagem da velocidade que o mercado exige.

Só mais uma perguntinha: Isto também se aplica a você ou é só para os outros?



(*) Luis Antônio Borges, Engenheiro Mecânico, mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental, é especialista em Planejamento e Gestão Estratégica de Negócios, diretor, consultor e instrutor da Luis Borges - Assessoria em Gestão.
luisborges@luisborges.com.br
Mais artigos: http://www.luisborges.com.br

Luis Borges - Assessoria em Gestão
Telefax: (31) 3213-0022
http://www.luisborges.com.br