Notícias

MATÉRIA

20 d Agosto d 2017

DESTAQUE

Auditoria Interna Terceirizada

ABNT NBR ISO 19011:2012 – AUDITORIA INTERNA TERCEIRIZADA

Com as recentes mudanças na ABNT NBR ISO 19011:2012 um dos pontos críticos para atender aos requisitos do sistema de gestão é a formação dos auditores.

Para equipes pequenas, onde não existem profissionais com conhecimentos multidisciplinares sobre os vários processos a auditar, fica difícil atender o item 7.2.3 da nova ISO 19011. Porém, não podemos deixar de alertar que a norma, nesse item, utiliza muito o termo “convém”, o que nos tira a obrigatoriedade de atender na íntegra todas as diretrizes ali contidas. A norma orienta sobre a capacitação ideal que devem ter os auditores, criando uma espécie de “equipe dos sonhos” de auditoria interna, onde nem todos os auditores estão no patamar de excelência, mas a equipe, somadas as competências individuais, está.

A intenção da norma é orientar a formação de uma equipe ótima de auditores internos visando o fortalecimento do seu Sistema de Gestão, portanto se sua empresa quer obter o máximo de desempenho do sistema, deve seguir as orientações da nova ISO 19011. Uma das formas de obter isso é terceirizando o processo de Auditoria Interna.

Benefícios da Auditoria Interna Terceirizada

Terceirizar auditorias possibilita a redução dos custos em no mínimo 30% com os treinamentos, requalificação da equipe de auditores internos e tempo de seus funcionários; além de eliminar conflitos internos entre auditados e auditores, conseguindo melhorar a qualidade dos resultados.

Uma grande vantagem é a imparcialidade nos resultados e o não vínculo de convivência profissional entre os colaboradores, práticas estas que podem gerar distorções e favorecimento dos resultados.

Permite uma maior independência e melhoria do sistema de gestão, através de recomendações apontadas por um profissional com conhecimento de vários sistemas de gestão de diferentes ramos e atividades. Muitas vezes a visão de alguém de fora ajuda na identificação de causas de problemas antigos, facilitando a determinação de ações corretivas e oportunidades de melhoria.

Em uma auditoria de Acreditação Hospitalar (ONA) devem ser seguidos os seguintes passos:

1 – Observação do programa de auditorias

2 – Definição do grupo de auditores

3 – Construção do plano de auditoria em consonância com o programa de auditoria e competência de auditores.

4 – Considerar os requisitos do Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar  – ONA (1 – LIDERANÇA E ADMINSTRAÇÃO; 2 – SERVIÇOS PROFISSIONAIS E ORGANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA; 3 – SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO PACIENTE/CLIENTE; 4 – SERVIÇO DE APOIO AO DIAGNÓSTICO; 5 – SERVIÇOS ASSISTENCIAIS E DE ABASTECIMENTO 6- SERVIÇO DE INFRA-ESTRUTURA E APOIO LOGÍSTICO; 7 – ENSINO E PESQUISA).

5 – Consolidar plano de auditoria com o Representante da direção e/ou seu responsável.

6 – Notificação da auditoria

7 – Fazer reunião de abertura

8 – Realizar auditoria

9 – Fazer reunião de fechamento

10 – Apresentar relatório de auditoria

A Luis Borges Assessoria em Gestão realiza o serviço de auditoria interna de forma terceirizada. Tem larga experiência em consultorias voltadas para a Gestão de Negócios no Ambiente da Qualidade, além disso, já vem desenvolvendo expressivo trabalho de implementação do Sistema de Gestão para Resultados, voltado à Acreditação ONA, no HOSPITAL ESPÍRITA ANDRÉ LUIS, HOSPITAL E MATERNIDADE SANTA HELENA e Unimed Vale do Aço, dentre outras.

Essa experiência, somada a uma equipe multidisciplinar e a vivência consultiva junto a diversas OPSS (Organizações Administradoras de Serviços de Saúde), fabricantes de equipamentos médicos, indústrias farmacêuticas, farmácias, laboratórios, clínicas, Associação dos Hospitais de Minas Gerais, Federação das Unimeds e suas singulares estará à disposição de sua organização conforme as necessidades do sistema de gestão.

Fale conosco pelo telefone (31) 3213-0022 ou e-mail: luisborges@luisborges.com.br

 

LBC
Rua Aimorés, 388 – Salas 404/405 – Funcionários - Belo Horizonte – MG – CEP: 30140-070
Todos os direitos reservados Rex Comunicação